EXPOSIÇÃO DE ARTE POPULAR
O estado homenageado (primeiro de uma série) será Pernambuco em especial a arte das cidades de Olinda, Bezerros e Caruaru (Auto do Moura).
A primeira exposição traz obras de artistas pernambucanos consagrados como o Mestre Manuel Eudócio, Severino Vitalino (Filho do Mestre Vitalino, Obras da Família Erimendes, J. Borges e família, Lula Andrade, Família Andrade, Paulo Gomes e Manu da Ribeira, entre outros. São obras representantes da arte Naif e da arte Figurativa, tais como: entalhes em madeira, esculturas em casca de cajazeiro (árvore do cajá), esculturas em barro, xilogravuras, cerâmicas, máscaras de papangus, miniaturas, entre outras. Além de fotos, ilustrações e vídeo exibido durante a exposição com sonoplastia de banda de pífanos.
O maior sítio de arte figurativa das Américas (UNESCO) abriga o Auto do Moura onde vivem e trabalham mais de 3.000 artesãos, “seguidores” do Mestre Vitalino. Mestres na moldagem do barro, ofício passado de pai para filho, de mestre para pupilo. São obras que retratam o cotidiano brasileiro, em especial o nordestino, figuras do bumba-meu-boi, de reisado, etc. A beleza , criatividade e o colorido das obras dos artistas de Caruaru encantam todo o planeta. OLINDA
Abriga o mercado da Ribeira, onde se encontram mestres entalhadores em madeira, retratando em arte Naif cenas do cotidiano, a religiosidade popula,r além de cenas de anônimos do carnaval de Olinda.
Possui um rico celeiro de artistas e artesãos que expressam seus trabalhos retratando a cultura e o folclore nordestino. O artesanato é rico e diversificado: Máscaras de carnaval (papangus), Xilogravura, Literatura de cordel, Cerâmica, Madeira e Cera.
PERNAMBUCO
0 Comments:
Post a Comment
<< Home