PALESTRAS
(Somente em Curitiba)
TEMÁTICA A SER ABORDADA NAS PALESTRAS.
DANÇAS E RITMOS BRASILEIROS
Um universo extremamente lúdico, criativo e diverso, fruto das diversas raízes étnicas formadoras do povo brasileiro, cujas variantes, em todo território nacional, criaram formas extremamente elaboradas de danças, músicas, folguedos, poesia, etc.
TEMAS ENFOCADOS
·A CONGADA (folguedo na forma de cortejo), onde os participantes, cantando e dançando, homenageiam, São Benedito. Sua instrumentação varia em cada região, havendo destaque para a percussão, estimulando muitos momentos de bailados vigorosos e manobras complicadas.
·O REISADO (Seguindo a tradição secular ibérica, cortejos que vão de casa em casa, fazendo em cantoria a “pedição” de abertura de porta e louvação aos donos das casas. Cantam o nascimento do Menino Jesus, numa fusão de temas sacros e profanos)
·O PASTORIL (Grupo de meninas trajadas à moda de pastoras idealizadas, que vão de casa em casa cantando loas, recebidas pela comunidade com doces e bebidas. Acompanhadas por conjunto de sopros, fazem suas loas com cantorias e bailados)
·A CAVALHADA (Que reelaboram os relatos das lutas de Carlos Magno, e os Pares de França contra os Mouros (lutas de Mouros e Cristãos) estruturando-se simbólica e cenicamente a rivalidade em dois campos que se opõem, nas investidas que cada grupo faz ao campo adversário e na oposição das cores: azul e vermelho. O conflito é acirrado, com mortes, raptos, prisões,
embaixadas e resgates)
·O BUMBA-MEU-BOI (Manifestação folclórica em que são representados, com danças, cantos e declamações, os acontecimentos ligados à vida, morte e ressureição de um boi.; recebe várias denominações regionais: boi, boi-bumbá, boi-calemba, boi mamão, boi-de-reis, boi-pintadinho, boi-surubim, reis-de-boi. Criação inteiramente nacional, o bumba-meu-boi é considerado o auto popular ou dança dramática de maior significação estética e social do folclore brasileiro).
·CHEGANÇA (Cenas marítimas, culminando pela abordagem dos mouros, que são vencidos e batizados. Os episódios mais curiosos são a descoberta do contrabando dos guardas-marinha, as lutas e brigas entre oficiais, a tempestade, as canções líricas, etc.)
·DANÇA DE FITAS (Dançada como complemento de todas as danças de congadeiros. O mastro é sustentado ao centro por um menino "Pai João". Do seu topo saem pares de fitas que são seguras por meninas, geralmente oito ou doze. É dirigida por um guião que dá todas as ordens do comando da dança, bem como as autoriza a assaltar, isto é, visitar as casas.)
·CANCIONEIRO POPULAR – Côco, Maracatu, Frevo, Ciranda, fandango, etc.
·FANDANGO - O fandango é uma determinação ampla, que assume vários aspectos em todo o Brasil. No Norte e Nordeste está ligado a um bailado conhecido por marujada, chegança ou ainda barca. No Sul; nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul; o fandango é uma festa em que se executam várias danças regionais.
·Entre outras tantas que povoam o imaginário popular brasileiro.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home